Muitas vezes durante a produção de um material, geralmente impresso, é solicitado o formato vetor de sua logo (ou, o logo vetorizado). Seja para fazer um cartão de visitas, a fachada do seu estabelecimento, o uniforme da empresa, o brinde que sua marca pretende distribuir, ou ao patrocinar um evento, os fornecedores sempre irão pedir o formato vetor da marca ou do projeto.
O formato vetor está associado a equações matemáticas e elementos gráficos criados originalmente em softwares específicos de criação, como o Corel Draw ou o Adobe Illustrator. O grande diferencial é que, ao contrário dos elementos formados por pixels, os gráficos vetoriais tem a possibilidade de serem escalados infinitamente, sem perder a qualidade e resolução.
Veja o exemplo de ampliação abaixo:
Isso é essencial para garantir que logotipos e outros elementos visuais mantenham sua clareza e precisão em qualquer tamanho, desde cartões de visita até outdoors.
Por isso é de extrema importância você ter disponível a versão vetor de sua marca e dos elementos visuais que a compõem. Não só os logotipos, mas ícones, ilustrações, ou qualquer outro elemento gráfico que componham o layout, podem ser redimensionados sem perder a qualidade.
Mas como saber qual desses formatos é o formato vetor?
Os arquivos em formato vetor geralmente são denominados com a seguinte extensão:
• .ai
• .cdr
• .eps
• .pdf
• .svg
Qual a diferença para os logos no formato PNG?
Os logos em formato PNG, assim como em JPG, GIF ou e PSD, são formados por pixels, e por isso tem uma dimensão fixa, somente sendo possível a sua diminuição. O aumento definitivamente resultará em distorção da imagem e perda de qualidade visual.
Veja abaixo um exemplo:
Esses formatos não são vetoriais, mas sim imagens, e por isso são ideais para aplicações digitais, que até permitirão pequeníssimas ampliações ou reduções. Embora não devam ser ampliados de forma aleatória, pois como citado anteriormente, sofrerão perda de qualidade, como qualquer foto ou imagem sofreria.
Mas e o logo em formato Power Point ou em formato Word, não são vetores?
Não! Por mais que tenham sido gerados num programa como o Corel Draw, a partir do momento em que eles são inseridos em um desses arquivos, eles deixam de ser vetor e passam a ser imagem.
Conclusão
Podemos dizer com certeza, que o formato vetor é a marca original, é a matriz, a mais importante a ser salva na sua pasta de ativos da marca. Qualquer designer ou arte finalista conseguirá gerar PNG ou JPG a partir da marca no formato vetor sem custo algum, mas o contrário é mais difícil. Se você só tiver a marca em formato imagem, muito possivelmente terá que pagar um designer para ele redesenhar sua marca e transformá-la em vetor.


