
Antes disso, algumas verdades que você precisa saber:
1. O nome de uma marca é a primeira etapa na criação do branding.
2. Ele vem antes do logotipo, da identidade visual, das estratégias, do marketing…
3. O nome é a própria marca.
4. É o bem mais durável da empresa.
Há cada vez mais empresas abrindo diariamente, muitas pessoas querendo desbravar o mundo do empreendedorismo. Isso torna cada vez mais difícil encontra um nome disponível. Segundo a Agência Gov, em 2023 foram abertas mais de 3,8 milhões de empresas no Brasil. No portal do INPI, órgão que administra o registro de marcas e patentes no Brasil, consta que em 2023 foram realizados 402.460 pedidos de registros de marcas, sendo que apenas 210.987 receberam concessão. Já em 2024, houveram 444.037 pedidos e somente 166.063 concessões.
E é por isso que definir um nome exclusivo para sua marca é crucial.
Na maioria das vezes esse nome é bem difícil de escolher. E em outras tantas vezes, o nome até vem bem fácil, e o idealizador do negócio se apega a ele por julgar o nome perfeito. Com base nisso, o empreendedor parte a procura de um designer para criar o tão esperado logotipo e é nesse ponto que mora o perigo.
E eu vou te explicar porquê.
Esse nome pode parecer apropriado ao seu negócio, mas também pode ser o nome de vários outros negócios, inclusive dentro do mesmo segmento.
Fazer uma busca no Google para conferir se esse nome já está sendo usado no mercado, é um esforço mínimo que já pode dar uma previsão se eles está disponível ou não.
Contudo, isso não é garantia de que ele está realmente disponível, o correto mesmo é fazer uma busca na base nacional de registro de marcas, o INPI. Só ali você poderá filtrar se realmente o nome escolhido para a sua marca é viável ou não.
Além da similaridade com outras marcas já registradas, outros empecilhos que tornam as marcas não passíveis de registro incluem nomes genéricos (caneca, amor, sofá, etc), de uso comum (Casa do…, Rei do…, Esquina da… etc), descritivo do produto/serviço (Alfaiataria, Delivery, Pilates, etc), nome civil ou de família, ou mesmo a semelhança fonética com outras marcas já registradas, ainda que o texto esteja escrito de forma diferente (Calungha, Feicebuk, etc).
Se você está planejando abrir sua própria empresa e registrar sua marca, é importante saber que existem 4 tipos de registro:
Nominativa: a apresentação da marca quando limitada ao elemento nominal. Ou seja, simplesmente as palavras, a grafia, sem qualquer relação com aspectos de design.

Mista: já vai trazer o elemento nominativo somado a uma estilização visual da mesma. Ou ainda, acompanhado de um símbolo. Ou seja, com design desenvolvido para caracterizá-la.

Figurativa: se caracteriza por ser uma apresentação gráfica, onde elementos nominativos são considerados irrelevantes.

Tridimensional: se apresentam em três dimensões e muita vezes estão ligadas a embalagens marcantes como a famosa garrafa da Coca-Cola.

Isso significa que você precisa fazer os 4 tipos de registro de marca?
Não é necessário. A opção nominativa é possivelmente a mais importante, pois ela se mantém com a mesma grafia e fonética ao longo do tempo, enquanto o design dela pode alterar com o tempo.
Porém, especialistas no registro de marca notaram que as marcas mistas são mais viáveis de obter o registro caso o design utilizado apresente grau de inovação e diferenciação suficiente.
Há quem opte por fazer os dois registros em separado, nominativo, para garantir o direito sobre o nome, caso ainda não tenha definido o design, e mais tarde, a mista, quando o design já estiver aprovado.
E se o nome já estiver registrado, o que acontece?
O dono do registro dessa marca, pode exigir que você mude seu nome no futuro, se ele considerar que a sua marca está confundindo o mercado com a dele, já que o registro confere a seu titular, uso exclusivo em todo o território nacional.
Já imaginou ter q mudar sua marca depois de ela já ter sido lançada no mercado, as vezes, após anos de uso, conhecida por vários clientes e pelo público em geral? Todo seu esforço e investimento para torná-la conhecida, sendo prejudicado por uma mudança repentina no nome.
Por isso recomendo que, ao batizar o nome da empresa com a qual você sempre sonhou, consulte previamente um profissional ou empresa especializada em registro de marcas, para verificar se o nome está disponível – na maioria das vezes, este é um serviço gratuito.
Mesmo que solicitar o registro da marca não esteja nos seus planos de investimento no momento, com essas atitudes você poderá ter mais segurança em seguir com esse nome, ou, do contrario, escolher um novo nome para seu negócio.
Registrar a sua marca é precaução, e ao mesmo tempo, um investimento, uma vez que todos desejamos que ela tenha muito sucesso. Busque um profissional neste assunto para auxiliá-lo da forma mais prática e segura.
Abaixo, segue alguns links interessantes para quem está precisando de umas ideias a mais para definir o nome para seu negócio.
Links:
Documento do INPI com os números de registros em 2023
Sebrae: A importância da escolha do nome de uma empresa
Sebrae: Como escolher um nome de sucesso para sua empresa
Sebrae: Aprenda a escolher o nome para a empresa e comece com o pé direito
